
EMPREENDEDOR E EMPRESÁRIO NÃO SÃO SINÔNIMOS.
Empreendedor não é ser proprietário de uma empresa, pois quem abre um negócio é o empresário.
Nem todo empreendedor é empresário, e nem todo empresário é um empreendedor.
EMPREENDEDORISMO
é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
EMPREENDEDOR
inova, realiza planos e gera transformação, é aquele que conhecemos popularmente como “gente que faz”, parte para a ação e implanta suas ideias inovadoras por meio da criatividade. Enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento e sabe colocar novos planos em prática.
Portanto, ser empreendedor não é uma profissão, ou um cargo. Ser empreendedor é possuir características comportamentais e habilidades que podem ser desenvolvidas. Com certeza você já ouviu alguém dizer “Fulano tem perfil empreendedor”:
E que características são essas?
– persistência
– autoconfiança
– visionário
– liderança
– dinamismo
– inovador
– eficiência
– otimismo
– proatividade
– crítico e sistêmico
– foco nos sonhos e propósitos
– comunicativo e ouvinte
– independência/autonomia
– atento e observador
– organização e planejamento
Para ser considerado como um perfil empreendedor não basta ter uma ideia excepcional, é necessário saber como colocá-la em ação e monetizá-la.
O empreendedor não precisa necessariamente abrir um negócio. As empresas valorizam profissionais com o perfil comportamental empreendedor. Para se destacar na concorrência do mercado e alcançar bons empregos, alavancando sua carreira, os profissionais investem nesse conjunto de comportamentos e habilidades para desenvolverem o perfil empreendedor. O profissional que vai além das suas obrigações para resolver um problema operacional ou até mesmo melhorar um processo que o ajude a realizar seu trabalho de forma mais rápida e eficiente pode ser considerado um empreendedor. E isso vale para qualquer profissão, inclusive na odontologia.
Você é um dentista com espírito inovador e dinamismo?
Desenvolva o seu perfil empreendedor independentemente se já possui ou se almeja abrir seu próprio negócio.
O dentista é um prestador de serviços à população e a cada atendimento realizado, tem a oportunidade de ouvir, observar e conhecer as necessidades, dores e desejos dos seus pacientes. Qual dentista nunca se sentiu um psicólogo durante uma consulta odontológica? Assim, entender seus clientes para atendê-los além da obrigação técnica de capacidade e conhecimento odontológico. Atender de forma inovadora, seja desenvolvendo uma técnica, um equipamento ou mesmo uma metodologia, mas que essa forma inovadora de atender resolva/solucione as dores, traga ganhos/benefícios e diminua o esforço/tarefas dos seus clientes.
O primeiro passo para ser um Dentista Empreendedor:
Conheça a fundo o seu cliente e entregue a ele uma proposta de valor
pela qual ele se encante e seja irrecusável por oferecer benefícios e soluções,
e não “somente” produtos ou serviços!
A cada atendimento, escute e enxergue os problemas dos seus clientes e se questione, faça a sua pesquisa de mercado para obter conhecimento e informações:
– O que meu cliente quer?
– Qual a visão dele sobre o problema?
– O que posso fazer para ajudá-lo com tais problemas?
– O que pode ser diferente do que eu pensei em fazer?
Estabeleça e mantenha uma comunicação aberta com os clientes, pois isso permite não somente ouvir e valorizar suas ideias, mas também entender melhor o que os clientes pensam, em que acreditam e o que valorizam, e saber onde eles estão, como atraí-los e o que buscam como soluções para necessidades e expectativas.
O foco do desenvolvimento é o cliente.
Conhecendo o seu cliente e tendo desenvolvido suas habilidades, já está pronto para o processo de criação de soluções inovadoras.
Depois de mudar o seu comportamento diante das diversas situações do dia a dia, agora está na hora de potencializar o seu autoconhecimento. Conhecer o seu perfil usando algumas ferramentas:
– análise SWOT/FOFA pessoal;
– testes e avaliações comportamentais (DISC, eneagrama, MBTI);
– sessões de coach.
Acrescente informações e conhecimentos atualizados sobre outros mercados e gestão negócios (Finanças; Processos; Recursos Humanos; Marketing; Estratégia) para ampliar a sua percepção e pensamento crítico do mercado, não se limitando a sua formação acadêmica de odontólogo.