EMPRESA E EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDOR E EMPRESÁRIO NÃO SÃO SINÔNIMOS – O EMPREENDEDOR

EMPREENDEDOR E EMPRESÁRIO NÃO SÃO SINÔNIMOS.

Empreendedor não é ser proprietário de uma empresa, pois quem abre um negócio é o empresário.

Nem todo empreendedor é empresário, e nem todo empresário é um empreendedor.

EMPREENDEDORISMO

é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

EMPREENDEDOR

inova, realiza planos e gera transformação, é aquele que conhecemos popularmente como  “gente que faz”, parte para a ação e implanta suas ideias inovadoras por meio da criatividade. Enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento e sabe colocar novos planos em prática.

Portanto, ser empreendedor não é uma profissão, ou um cargo. Ser empreendedor é possuir características comportamentais e habilidades que podem ser desenvolvidas. Com certeza você já ouviu alguém dizer “Fulano tem perfil empreendedor”:

E que características são essas?

– persistência

– autoconfiança

– visionário

– liderança

– dinamismo

– inovador

– eficiência

– otimismo

– proatividade

–  crítico e sistêmico

–  foco nos sonhos e propósitos

– comunicativo e ouvinte

– independência/autonomia

 – atento e observador

– organização e planejamento

Para ser considerado como um perfil empreendedor não basta ter uma ideia excepcional, é necessário saber como colocá-la em ação e monetizá-la.

O empreendedor não precisa necessariamente abrir um negócio. As empresas valorizam profissionais com o perfil comportamental empreendedor. Para se destacar na concorrência do mercado e alcançar bons empregos, alavancando sua carreira, os profissionais investem nesse conjunto de comportamentos e habilidades para desenvolverem o perfil empreendedor. O profissional que vai além das suas obrigações para resolver um problema operacional ou até mesmo melhorar um processo que o ajude a realizar seu trabalho de forma mais rápida e eficiente pode ser considerado um empreendedor. E isso vale para qualquer profissão, inclusive na odontologia.

Você é um dentista com espírito inovador e dinamismo?

Desenvolva o seu perfil empreendedor independentemente se já possui ou se almeja abrir seu próprio negócio.

O dentista é um prestador de serviços à população e a cada atendimento realizado, tem a oportunidade de ouvir, observar e conhecer as necessidades, dores e desejos dos seus pacientes. Qual dentista nunca se sentiu um psicólogo durante uma consulta odontológica? Assim, entender seus clientes para atendê-los além da obrigação técnica de capacidade e conhecimento odontológico. Atender de forma inovadora, seja desenvolvendo uma técnica, um equipamento ou mesmo uma metodologia, mas que essa forma inovadora de atender resolva/solucione as dores, traga ganhos/benefícios e diminua o esforço/tarefas dos seus clientes.

O primeiro passo para ser um Dentista Empreendedor:

Conheça a fundo o seu cliente e entregue a ele uma proposta de valor

pela qual ele se encante e seja irrecusável por oferecer benefícios e soluções,

e não “somente” produtos ou serviços!

A cada atendimento, escute e enxergue os problemas dos seus clientes e se questione, faça a sua pesquisa de mercado para obter conhecimento e informações:

– O que meu cliente quer?

– Qual a visão dele sobre o problema?

– O que posso fazer para ajudá-lo com tais problemas?

– O que pode ser diferente do que eu pensei em fazer?

Estabeleça e mantenha uma comunicação aberta com os clientes, pois isso permite não somente ouvir e valorizar suas ideias, mas também entender melhor o que os clientes pensam, em que acreditam e o que valorizam, e saber onde eles estão, como atraí-los e o que buscam como soluções para necessidades e expectativas.

O foco do desenvolvimento é o cliente.

Conhecendo o seu cliente e tendo desenvolvido suas habilidades, já está pronto para o processo de criação de soluções inovadoras.

Depois de mudar o seu comportamento diante das diversas situações do dia a dia, agora está na hora de potencializar o seu autoconhecimento. Conhecer o seu perfil usando algumas ferramentas:

– análise SWOT/FOFA pessoal;

– testes e avaliações comportamentais (DISC, eneagrama, MBTI);

– sessões de coach.

Acrescente informações e conhecimentos atualizados sobre outros mercados e gestão negócios (Finanças; Processos; Recursos Humanos; Marketing; Estratégia) para ampliar a sua percepção e pensamento crítico do mercado, não se limitando a sua formação acadêmica de odontólogo.

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